Sustentabilidade
Arquitetura sustentável é a prática de projetar com o objetivo de minimizar o impacto ambiental das construções. Não é novidade dizer que o setor da construção civil é um dos que mais impacta o meio-ambiente pré e pós-ocupação. No Reino Unido, por exemplo, cerca de metade das emissões de carbono (co²) são provocadas pelos edifícios. No mundo todo, a arquitetura é responsável por 40%-50% dos resíduos em aterros e por 20%-30% da emissão de gases que intensificam o efeito estufa. (Fonte – resing design studio Uk )
A forma como um edifício é projetado ou operado precisa ser muito bem pensada nas etapas antes da construção. Mais do que pensar na função, conforto e estética, o arquiteto precisa, nos estágios iniciais, ter a habilidade de olhar para o uso dos recursos, utilização de materiais e aplicar estratégias passivas capazes de promover o conforto ambiental e a eficiência energética das edificações.
Quais são as vantagens da arquitetura sustentável?
Reduz o consumo de energia;
Diminui resíduos;
Protege o ecossistema;
Melhora a qualidade do ar e da água;
Reduz custos na operação do edifício a longo prazo;
Melhora o conforto, bem-estar e produtividade dos ocupantes;
Traz vantagens competitivas no mercado imobiliário, uma vez que consumidores cada vez mais levam em conta práticas sustentáveis na decisão de compra;
Proporciona melhora na saúde, na qualidade de vida e conforto dos habitantes.
Além de beneficiar o meio-ambiente, e gerar custos operacionais reduzidos, a arquitetura sustentável ainda pode ser um investimento muito mais rentável quando comparamos com construções comuns.